hoje-eu-chorei-jpg

Hoje eu chorei

Se você tem mais de 20, 30, 40, 50 anos, muito provavelmente você já escutou essa frase. Engole o choro, para de chorar, para já! Porque essa frase ensina pra gente que a gente não tem direito a sentir vontade de chorar. Ela invalida os nossos sentimentos, as nossas emoções, a ponto de ensinar pra gente que chorar é feio, é vergonhoso, é sinônimo de fraqueza, de drama, de mimimi. Isso ensina pra gente que a gente precisa passar por cima das nossas emoções, mesmo nos momentos mais difíceis. Só que essas emoções vêm como grandes ondas, de tsunamis. Às vezes a gente contém quando a gente é muito bem treinado desde a infância, mas outras são tão avassaladoras que elas passam por cima da gente e transbordam. E quando isso acontece, a gente pede desculpa, a gente tenta se justificar, a gente esconde os olhos, a gente põe óculos escuros e a gente fala Ai, nossa, eu não consigo parar de chorar, que vergonha! E a gente se invalida! Quando, na verdade, os nossos pais e as pessoas à nossa volta falam pra gente parar de chorar porque elas não dão conta do nosso choro. Elas não dão conta de lidar com um sentimento e uma emoção que não é fácil pra elas. Se a gente chora, elas entendem que elas têm que resolver e fazer a gente parar de chorar. Só que não! Se a gente chora é porque a gente tá precisando descarregar e elas deviam simplesmente acolher. Chorar é necessário pra autorregulação do nosso organismo. Que ele possa encontrar a homeostase, ou seja, o equilíbrio satisfatório. Chorar é necessário pra que as nossas funções cerebrais também possam descarregar e se acalmar e ajudar a gente a voltar pra um lugar de tranquilidade e de acerto. A pensar com o córtex pré-frontal e não se deixar levar pelas emoções. Só que se a gente não permite que transborde aquilo que tá em excesso dentro da gente, a gente acaba descarregando toda essa energia acumulada, ao invés das lágrimas, no nosso corpo, na tensão muscular, na angústia. A gente trava a mandíbula, algumas pessoas arrancam os cabelos, outras brigam com outras pessoas por causa disso. Por último, se você ainda não se convenceu de que é importante descarregar a energia e se deixar transbordar através das lágrimas e do choro, as lágrimas são portadoras de cortisol. Cortisol é o hormônio do estresse. Então, quando a gente tá muito estressado, se a gente chora, a gente libera cortisol pelas lágrimas e não é à toa que a gente, depois de uma bela chorada, daquela de soluçar, a gente sente um alívio. E tá tudo bem, chorar não é sinônimo de vergonha, não é sinônimo de fragilidade. Sim, a gente se coloca um pouco vulnerável, mas tá tudo bem. Hoje eu precisei chorar e foi uma delícia. Eu chorei, me aliviei, passou e tô aqui contando isso pra vocês. Amo vocês. Fiquem com Deus.

Hoje eu chorei

Assista ao vídeo deste reel e outros mais no Instagram clicando
no ícone ao lado ou no link abaixo:
https://www.instagram.com/reel/CwpxgF6OaZ4/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Fabiana Guntovitch - Psicóloga e Psicanalista - Vila Olímpia - São Paulo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading