No fim de maio, Lexa (30) usou seu perfil do Instagram para comunicar aos fãs seu retorno aos palcos. A cantora ficou afastada seis meses de seus compromissos profissionais, após enfrentar o quadro de pré-eclâmpsia e a morte de sua filha, Sofia, em fevereiro. Na publicação, ela celebrou o momento, e também desabafou sobre o processo difícil pelo qual passou.
Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga e psicanalista Fabiana Guntovitch explica que o retorno ao trabalho pode ser uma parte importante do processo de reconstrução emocional após a perda que Lexa sofreu. “Não se trata de esquecer, mas de reinserir-se aos poucos na vida cotidiana, resgatando o senso de identidade, propósito e pertencimento que, muitas vezes, ficam abalados com o luto.” “O ambiente profissional pode ser, para algumas mulheres, um espaço de retomada da autonomia e de reconexão com outras dimensões da própria história, que vai além da dor”, acrescenta a especialista, reforçando a importância de respeitar os próprios limites. Guntovitch ainda diz que é importante que a etapa seja feita com cuidado, para não impactar a saúde mental. “Um retorno saudável ao trabalho começa com a autopercepção, seja reconhecer os próprios limites, comunicar necessidades ou pedir ajustes quando necessário”.
Abaixo, a psicóloga lista cinco atitudes essenciais para a retomada.
Confira:
Retomar com uma carga horária reduzida inicialmente; evitar, se possível, tarefas altamente exaustivas ou emocionalmente exigentes nos primeiros dias; ter uma conversa aberta com a liderança imediata sobre como preferem que o assunto seja tratado (ou não tratado); estabelecer pausas durante o expediente para respirar, se reconectar e respeitar os momentos de oscilação emocional, que são comuns; buscar acompanhamento psicológico durante esse processo também pode ser essencial para garantir que a volta ao trabalho não aconteça como uma fuga, mas como um passo consciente de reestruturação.
Em seu Instagram, Lexa confessou que, antes, não sabia se seria capaz de voltar aos palcos em algum momento. Porém, agora encara a decisão com alegria e certeza. “Hoje, o sentimento predominante é alegria! Alegria de estar viva, alegria de fazer o que eu faço ao lado das pessoas que eu amo. Agora eu tô doida pra rodar esse Brasil e encontrar vocês.”



